Como vender um produto para o cliente certo em 6 passos infalíveis

Como vender um produto para o cliente certo em 6 passos infalíveis

2445
0
Como vender um produto para cliente certo

A cada dia existem mais lojas virtuais. A motivação é clara: através das vendas online é possível conquistar a independência financeira e ter horários de trabalho flexíveis. Mas será que os novos empreendedores digitais sabem como vender um produto para o cliente? 

Se você está estreando no mundo do comércio eletrônico e tem dúvidas sobre como abordar os seus consumidores, este texto é para você! Reunimos 6 passos infalíveis para que você dialogue da melhor forma com seu público-alvo. Confira!  

COMO VENDER UM PRODUTO PELA INTERNET?

As vendas em lojas virtuais são bem diferentes das vendas em lojas físicas. Enquanto os comércios de rua atraem as pessoas que estão caminhando pela região, os comércios eletrônicos devem pensar em medidas de divulgação para chamar a atenção do seu público-alvo.

Se uma loja virtual apenas cadastrar os produtos e não colocar em prática alguma estratégia de divulgação, não fará nenhuma venda ao longo do mês. No entanto, se uma loja de rua não trabalhar com marketing, ainda poderá vender para uma pessoa que passar na frente do ponto de venda. 

Se você quer saber como vender um produto para o cliente, lembre-se que o primeiro passo é lembrar que o processo de compra físico e virtual são bem diferentes. Sabendo disso, estude sobre os tipos de anúncios, aprenda sobre as técnicas de SEO e participe de redes sociais. 

COMO VENDER UM PRODUTO NOVO

Além de conhecer as técnicas de atração para conduzir os consumidores até o seu e-commerce, também é importante oferecer uma experiência de navegação e de compra muito satisfatória aos seus clientes.

Isso significa que você terá que pensar numa estrutura intuitiva para o seu comércio eletrônico e incluir textos e imagens na seção de cada produto. Sempre que incluir um novo produto em seu e-commerce, dedique-se a descrevê-lo com todas as informações importantes para o cliente.

COMO APRESENTAR O PRODUTO AO CLIENTE?

Quando o cliente acessa o site do e-commerce, espera encontrar o produto que procura com facilidade. Por isso, as seções devem estar bem organizadas e cada etapa de compra deve ser simples. Além disso, o produto deve ser apresentado com clareza. Veja que itens podem ser incluídos para complementar os dados do produto:

  • Fotografias de boa qualidade e que mostrem todos os detalhes do produto
  • Vídeo apresentado as formas de uso do produto
  • Texto com descrição completa, incluindo medidas, materiais, conservação, etc.

COMO DIVULGAR E VENDER UM PRODUTO?

Você sabe como vender um produto para o cliente que ainda não conhece o seu comércio eletrônico? Parece milagre, mas através de algumas técnicas é possível atrair as pessoas para o seu e-commerce. Veja quais são:

  • Anúncios do Google Ads – coloca o seu comércio eletrônico em destaque  no buscador do Google.
  • Anúncios em redes sociais – impacta os usuários de redes como Facebook, Instagram e YouTube.
  • SEO – com algumas medidas de otimização em seu site, ele pode ficar melhor ranqueado na pesquisa orgânica em buscadores como o Google. 

COMO AUMENTAR SUAS VENDAS COM CRIATIVIDADE?

A existência de muitos comércios eletrônicos faz com que haja muita concorrência na web. Para atrair os consumidores, é necessário pensar em formas de se diferenciar das marcas que atuam na mesma área. Além disso, algumas estratégias criativas de vendas podem ajudar o seu e-commerce a atrair e a fidelizar os seus clientes. Confira: 

  • Tenha um blog – essa é uma boa maneira de oferecer conteúdo complementar aos seus consumidores. Se você tem um e-commerce de sapatos, poderá falar sobre tendências de moda e se tornar uma referência no segmento.

 

  • Ofereça códigos de desconto – aproveite as datas especiais para presentear os seus clientes com um código de desconto ou frete grátis. Isso pode ser suficiente para motivá-los a fazer compras em seu e-commerce.
  • Retribua a preferência – valorize os seus clientes fiéis oferecendo vantagens como descontos ou compras em pré-lançamento. As pessoas gostam de se sentir reconhecidas. 
  • Crie uma newsletter – uma newsletter informativa pode ser uma forma criativa de fazer com que os seus clientes lembrem da sua marca. No entanto, cuide para não enviar o material com muita frequência, se não o efeito será o contrário.

6 DICAS DE COMO VENDER UM PRODUTO PARA O CLIENTE

Com as estratégias que falamos acima, você já deve saber como vender um produto para o cliente. Para complementar o conteúdo e ajudá-lo a vender muito, vamos aprofundar um pouco mais e apresentar 6 dicas para ajudá-lo nas vendas:

DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Se você quer saber como vender um produto para o cliente, lembre-se que o primeiro passo é conhecer com profundidade o artigo que você oferece. Saiba explicar em poucas palavras o que é, para que serve, quais são os principais diferenciais em relação às outras marcas, que impacto terá na vida do comprador, etc.

Além disso, na hora de descrevê-lo em seu e-commerce, procure usar palavras persuasivas como sucesso, solução, resultados e rapidez. Mas, claro, faça isso de forma natural, sem prometer funcionalidades que o seu produto não poderá cumprir.

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO­-ALVO

Depois de conhecer todas as especificidades do seu produto, é hora de pensar no público-alvo que você atenderá. Ou seja: para quem o seu produto será vendido? É possível chegar a essa resposta através de pesquisas e de reconhecimento da própria empresa. Veja algumas informações que você deve levantar sobre seu público:

  • Faixa etária
  • Gênero
  • Profissão
  • Média de renda
  • Estado civil
  • Onde moram
  • Hábitos diários 
  • Principais interesses 

Conhecer o público-alvo é fundamental para construir uma marca alinhada com o perfil das pessoas que pretende atender. Com essas informações, você conseguirá traçar estratégias assertivas sobre como vender um produto para o cliente da sua marca. 

DIVULGAÇÃO CERTA

A divulgação adequada depende do tipo de produto que você vende e do perfil do seu público-alvo. Para aumentar as possibilidades de sucesso, o ideal é traçar um plano de comunicação que defina as estratégias da empresa. 

Além disso, para estruturar o contato com o seu público-alvo, dedique-se a entender quais são os canais mais utilizados e defina ações para cada um deles. Todas as atividades devem levar em conta os custos e o grau de retorno pretendido.

Cada tipo de produto terá um canal específico para ser divulgado, de acordo com as demandas do público e locais de venda. Fique atento para que as suas estratégias estejam cobrindo todas essas questões e as variações ao longo do tempo.

DESCUBRA OS MEDOS E PREOCUPAÇÕES DO CLIENTE

Conhecer os receios do seu público-alvo faz com que você possa pensar em alternativas para reduzir o risco de ativar esses sentimentos. Essa dica é válida principalmente se você vende produtos que possam estar relacionados com possíveis medos ou preocupações.

Por exemplo, se você tem um comércio eletrônico que vende produtos para viagens, como tags para mala e travesseiros para usar em avião, poderá complementar a encomenda com um cartão desejando uma viagem tranquila e dando dicas de meditação e de outras distrações para o voo parecer mais rápido.

Os medos e as preocupações dos seus clientes não precisam estar explícitos na sua comunicação. Servem apenas para que você possa fazer uma abordagem mais adequada durante o processo de venda. 

DESCUBRA OS SONHOS E DESEJOS DO CLIENTE

Como vender um produto para o cliente sem conhecer aquilo que realmente o move? Diferente dos medos, os sonhos e os desejos dos seu consumidor podem fazer parte da sua comunicação de forma bem clara, justamente porque despertam bons sentimentos e aumentam as possibilidades deles se identificarem com o produto.

Conhecer os desejos dos clientes pode ser importante tanto para assumir uma comunicação mais assertiva com o público, quanto para desenvolver produtos que estejam alinhados com essas vontades. Se você souber aproveitar essas informações, poderá colher bons frutos para a sua marca. 

TRABALHE COM O CONVENCIMENTO

Aprenda a usar a indecisão do consumidor a seu favor. Uma das principais estratégias de como vender um produto para o cliente é investir no momento em que o comprador está em dúvida se comprará o produto ou não.

Aproveite essa situação para tirar todas as dúvidas e para oferecer uma série de informações sobre as facilidades que o produto irá trazer para ele. No caso de venda online, esse atendimento poderá ocorrer através do chat e de uma seção chamada “dúvidas frequentes”.

Agora que você já sabe como vender um produto para o cliente, que tal conhecer os tipos de ação de marketing para loja virtual? Esse conhecimento poderá ajudá-lo a alcançar cada vez mais clientes para o seu e-commerce! 

Artigo anteriorGestão de loja virtual: o que priorizar? 3 erros que você deve evitar
Próximo artigoAnálise de dados no e-commerce: como fazer considerando 6 métricas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA