Entenda o que é e como anunciar no Google Shopping

Entenda o que é e como anunciar no Google Shopping

430
0

Se você já tem uma loja virtual há algum tempo, está sempre procurando novas formas de divulgar seus produtos e conquistar mais clientes, certo? Então, precisa aprender como anunciar no Google Shopping, uma ferramenta que já é bastante utilizada por e-commerces de todos os segmentos.

O fato é que se a sua loja online ainda não é muito reconhecida, é muito provável que a maioria dos seus clientes venham dos anúncios pagos. Dessa forma, uma boa estratégia de links patrocinados ainda é a maneira mais rápida de aumentar o seu número de pedidos.

Por isso, neste post vamos mostrar a você como anunciar no Google Shopping, bem como as principais vantagens dessa ferramenta. Continue lendo e saiba como adotar essa prática para melhorar as vendas do seu negócio!

O que é o Google Shopping?

Trata-se de uma plataforma criada pelo Google para divulgar os produtos das lojas virtuais de maneira mais prática e organizada. Assim, quando um usuário faz uma busca, ele encontra de imediato uma lista de produtos relacionados, separados com o nome, preço, loja e uma foto demonstrativa.

Essa lista fica localizada logo na parte de cima da loja, em formato de carrossel, com os resultados mais próximos da busca. Se a pessoa quiser visualizar mais produtos, basta clicar na seta na lateral para expandir os anúncios ou clicar no link acima das fotos.

Do contrário, caso o usuário não queira adquirir um produto, é só continuar a leitura da página. Os anúncios de links patrocinados e as páginas relacionadas à busca orgânica, aparecem logo em seguida, normalmente. Ou seja, os anúncios do Google Shopping têm bem mais destaque, tanto no browser dos computadores quanto nas telas de dispositivos móveis.

Quais os benefícios de se utilizar essa ferramenta?

Se você já anuncia no Adwords, deve estar se perguntando por que investir em mais uma solução. O fato é que uma boa estratégia de marketing digital deve sempre se cercar de diversas frentes para garantir melhores resultados. Assim, é fundamental aliar os links patrocinados a outros fundamentos, como o marketing de conteúdo e o SEO.

Caso ainda não esteja convencido, confira algumas vantagens de anunciar no Google Shopping!

Aumento da exposição e do alcance

A ferramenta permite que os seus produtos fiquem lado a lado com o de grandes lojistas do mercado. Dessa forma, você alcança um público muito maior, de acordo com a busca realizada. Se o usuário acessar o link, a chance de efetivar a compra aumenta, visto que ele já tem interesse em adquirir os produtos.

Resultados mais rápidos

Logo no início do texto destacamos que o Google Shopping é a ferramenta ideal para quem precisa aumentar as vendas em pouco tempo. Isso porque os anúncios são muito bem direcionados, além de bem objetivos, de modo a aproximar o usuário da compra.

Maior competitividade

Antes de criar um anúncio, pesquise o produto e compare os preços e condições oferecidas pelos seus concorrentes. Assim, dá para criar ofertas mais atrativas para os usuários, deixando sua marca mais competitiva.

Controle do orçamento

A cobrança dos anúncios ocorre da mesma forma que no Adwords. Ou seja, você só paga quando alguém acessar a sua loja virtual. Dessa forma, dá para controlar melhor o seu orçamento, inclusive, estudando novas possibilidades e fazendo ajustes em cada anúncio sempre que necessário, para torná-lo ainda mais eficiente.

Uso do filtro de pesquisas

Como existem muitas lojas anunciando no Google Shopping, é normal pensar que os seus produtos não vão aparecer nos resultados. No entanto, dá para usar o filtro de pesquisa, que facilita ao usuário encontrar exatamente o que ele procura, dando mais chances de sua loja atingir os clientes certos.

Como anunciar no Google Shopping?

Mas afinal, como anunciar no Google Shopping? Para você não achar que o processo é muito complicado, criamos um passo a passo bem simples:

  • 1º passo: entre no Google Merchant Center – gerenciador de anúncios – e crie uma conta, preferencialmente, com o mesmo login usado para o Adwords e vincule as duas;
  • 2º passo: crie um feed de dados, arquivo contendo os dados de produtos do seu site, em uma planilha ou arquivo XML;
  • 3º passo: faça o upload do arquivo do feed para o Google Merchant Center;
  • 4º passo: aguarde a aprovação da ferramenta, que depois os arquivos dos produtos ficam disponíveis para serem anunciados.

Apesar de o processo em si ser simples, é preciso ter muita atenção a alguns atributos que são determinantes para que o Google Shopping identifique corretamente seus produtos. São eles:

  • informações básicas do produto, como nome, preço, disponibilidade em estoque, tipo e uma descrição pequena;
  • identificadores e variantes específicos, como marca, tamanho, código, cor ou tendência (como no caso de roupas e calçados) etc.;
  • taxas e fretes;
  • opções de parcelamento, entre outros atributos.

Além disso, o envio pode ser feito diretamente pelo Google Shopping ou por um File Transfer Protocol (FTP). O recomendado é usar a ferramenta de transferência se o arquivo tiver mais de um megabyte (MB).

Como simplificar esse processo?

Se mesmo com essas dicas você achou o processo complicado ou demorado, dá para saber como anunciar no Google Shopping pela Plataforma Simplo7. Ela pode ser totalmente integrada à ferramenta.

Para enviar os seus produtos, basta clicar no “painel administrativo” da plataforma, entrar em “aplicativos” e, depois, em “canais de vendas”. Então, no botão “configurar” deve-se optar por XML Google Shopping. Daí em diante, basta seguir o passo a passo da própria plataforma.

A vantagem de se usar o Simplo7 é que não é necessário montar a lista com os produtos e todos os atributos. Pois a própria plataforma se encarrega desse trabalho que, de fato, é a parte mais demorada na criação dos anúncios.

De qualquer forma, agora que você já viu como anunciar no Google Shopping e a importância dessa ferramenta, já pode contar com mais uma opção para divulgar os seus produtos. Assim, é possível aumentar suas vendas de maneira mais rápida e simplificada.

Gostou de saber como anunciar no Google Shopping? Quer entender melhor como podemos ajudar a criar seus anúncios? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Artigo anteriorDescrição de produtos no e-commerce: como criar para vender mais
Próximo artigoSaiba o que mais vende na internet
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA