Como capturar e-mails: 6 dicas para aumentar dez vezes mais

Como capturar e-mails: 6 dicas para aumentar dez vezes mais

8794
1

Quem trabalha com e-commerce sabe que uma das formas mais efetivas para gerar vendas é através do e-mail marketing. Entretanto, muitos empreendedores virtuais acabam não executando esta ação pois não têm uma base de e-mails ou não sabem como capturar endereços eletrônicos de pessoas interessadas.

A maior parte das pessoas que tenta ampliar sua base de e-mails acredita que conseguirá reunir cadastro dos clientes apenas com a disponibilização de um formulário. No entanto, os consumidores não costumam incluir os seus dados de livre e espontânea vontade se, em troca, não receberem alguma recompensa. 

Mas então, como capturar e-mails para seu e-commerce? Confira essas 6 dicas infalíveis que preparamos para impulsionar o seu negócio! 

O QUE É UMA PÁGINA DE CAPTURA DE E-MAIL?

A página de captura, que também é conhecida como landing page, é criada para receber os usuários direcionados a partir de um anúncio ou de um link divulgado pelo e-commerce. Essa página tem como objetivo reunir o maior número possível de e-mails de pessoas que fazem parte do público-alvo da empresa, possibilitando uma lista qualificada. 

No entanto, ter uma página de captura não significa que os consumidores darão os dados sem receber nada em troca. Por isso, o indicado é que a marca ofereça alguma coisa, como um livro eletrônico, um código de desconto ou a possibilidade de comprar o produto em uma fase de pré-lançamento. 

COMO FAZER CAPTURA DE E-MAILS?

Em resumo, existem dois métodos de captura de e-mails bem interessantes. O primeiro é um método comum, que utiliza um pop up (tipo um lightbox) de entrada. Ele aparece na tela pedindo o e-mail do cliente para a lista de cadastro. Esse método pode ser um pouco agressivo, aumentando a taxa de rejeição. 

O segundo método é o pop up de saída (ou exit pop up), que pode bem ser menos invasivo. Nesse caso, a caixa aparece na loja quando o visitante está prestes a sair do e-commerce. Essa é a uma boa alternativa para quem já está perdendo aquele visitante que saiu de mãos abanando.

COMO GERAR LEADS NA INTERNET COM A CAPTURA DE E-MAILS?

Em primeiro lugar, é necessário definir o que é leads. Um lead nada mais é do que uma pessoa que apresentou interesse no produto ou no serviço anunciado pela sua empresa. Ao usar uma página de captura de e-mail que ofereça uma recompensa em sintonia com o propósito da sua marca, você abre a possibilidade de gerar leads qualificados.
Esses contatos poderão ser usados no futuro para enviar divulgação da sua marca, possibilitando que essas pessoas concretizem uma compra e se transformem em consumidoras da sua marca. No entanto, para que isso aconteça, é preciso atrair pessoas realmente interessadas no produto ou serviço que você oferece.

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação muito usada pelas lojas virtuais. Para que seja eficiente, deve entrar em contato com os consumidores apenas em situações específicas, sem bombardear as suas caixas de entrada. Lançamentos e promoções são a ocasião ideal para enviar mensagens que poderão converter o contato em vendas. 

COMO CAPTURAR E-MAILS?

Agora que você já entendeu a importância de ter o e-mail de pessoas que se interessam verdadeiramente pelo seu produto ou serviço, deve estar se perguntando como capturar e-mails de usuários qualificados, não é mesmo? Pois bem, existem 6 formas de ter essas informações,e vamos falar de cada uma delas a seguir:

1- MÉTODO POP UP (TIPO UM LIGHTBOX)

Como falamos há pouco, o método pop up é muito usado por gestores de loja virtual. Sua abordagem é mais agressiva, já que consiste na exibição de um pop up pedindo o e-mail do cliente para fazer parte de uma lista de cadastro. O risco desta modalidade é que o consumidor perca o interesse de seguir navegando no site.

2- MÉTODO POP UP DE SAÍDA (OU EXIT POP UP)

O pop up de saída é acionado apenas quando o usuário apresenta um comportamento que indica que irá abandonar a página. Funciona como o último recurso que uma página pode usar para manter o usuário por lá ou, pelo menos, para poder retomar a interação em um futuro próximo. 

3- PLUGIN CAPTURA DE E-MAIL WORDPRESS

O WordPress Leads foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os gestores de lojas virtuais e outros empreendedores digitais a coletar e gerenciar as informações de seus usuários, podendo compreender o comportamento dessas pessoas. O plugin é gratuito e funciona com formulários.

4- MÉTODO PARA CAPTURAR E-MAILS NO FACEBOOK

Se o Facebook reúne tantas pessoas que dedicam as suas horas livres à rede social, por que não aproveitar o ambiente para capturar e-mails de usuários qualificados? Com os anúncios do Facebook, é possível divulgar a sua página de captura na rede, atraindo o seu público-alvo e tendo acesso a muitos e-mails qualificados. 

5- MÉTODO PARA EXTRAIR E-MAILS DO INSTAGRAM

A mesma lógica usada no Facebook também pode ser aplicada no Instagram. Esta rede social possibilita a divulgação de anúncios baseados em fotos, que podem conduzir os usuários à landing page, reunindo os contatos de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

6- MÉTODO DE CAPTURA DE E-MAIL COM MATERIAIS GRATUITOS

Oferecer materiais gratuitos é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de reunir contatos de pessoas interessadas na sua marca, já que as pessoas se motivam a fornecer o e-mail quando recebem algo em troca. Para isso, você poderá oferecer um livro eletrônico, um código de desconto ou outro benefício valioso.

COMO CRIAR PÁGINA DE CAPTURA DE E-MAILS: PASSO A PASSO

Você viu que a captura de e-mails é uma estratégia interessante para que a marca possa ampliar a interação com pessoas interessadas em seus produtos. O importante é que essa recolha de e-mails ocorra de forma espontânea, ou seja, sem que a empresa recorra à compra de dados, o que não é legal. Confira aqui como capturar e-mails:

1° PASSO: PRODUZA CONTEÚDO RELEVANTE AOS SEUS CLIENTES

Se você trabalha com comércio eletrônico, sabe o que é realmente interessante para o seu público-alvo, não é mesmo? Pois bem, a sua página de captura deverá ter um conteúdo que atraia essas pessoas.

2° PASSO: CRIE UM TÍTULO ATRATIVO

O título é um dos principais responsáveis por atrair os usuários até a página de recolha de e-mails. Por isso, pense em um título que realmente faça com que as pessoas cliquem e vão até a página em questão.

3° PASSO: CONVIDE SEUS LEADS PARA UMA AÇÃO

Que convite você fará para os seus contatos? Nesse ponto, além de pensar em recolher os e-mails, você deve ter ideia do que quer oferecer em troca, já que as pessoas não trocam informações sem recompensas.

4° PASSO: USE UM FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Crie um formulário de inscrição simples, que tenha apenas as perguntas necessárias para que você possa entrar em contato com esses usuários. Quanto mais campos o formulário tiver, maior será a taxa de rejeição.

5° PASSO: ESCOLHA UM TEMA PARA SUA PÁGINA

Essa página não é o seu e-commerce, mas um espaço criado especialmente para recolher os e-mails de pessoas interessadas no seu produto. No entanto, quanto mais parecida for com a identidade da marca, maior será a chance de permanência.

6° PASSO: DIVULGUE SUA PÁGINA DE CAPTURA

Como você fará que os usuários cheguem até a sua página de captura? Aqui, poderá combinar uma série de estratégias, como técnicas de SEO, anúncios no Google e divulgação em redes sociais.

Gostou desse conteúdo? Agora que você já sabe como capturar e-mails, que tal entender um pouco mais sobre a newsletter? Ela é a sua grande aliada, responsável por converter muitas visitas do site em vendas. Descubra aqui o que é newsletter e como ela pode ajudar seu e-commerce a crescer!

Artigo anteriorContrato com os correios: como fazer? Tudo que precisa saber!
Próximo artigoEmbalagem para loja virtual: dicas de sucesso para fidelização
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA