Boas maneiras nas redes sociais: como usar corretamente o conteúdo do seu...

Boas maneiras nas redes sociais: como usar corretamente o conteúdo do seu cliente

231
0

As redes sociais são canais de comunicação muito importantes para uma loja virtual. A presença ativa no Facebook e no Instagram pode trazer benefícios para a marca, já que possibilita a divulgação de produtos e o contato direto com pessoas interessadas em comprá-los. Essas redes também são muito utilizadas pelos clientes, principalmente para fazer críticas quando alguma compra não é bem-sucedida ou para mostrar satisfação com um produto.

Já falamos aqui sobre os casos em que os clientes fazem avaliações negativas nas redes sociais, e agora falaremos da situação oposta, quando os consumidores publicam fotos com os produtos em mãos, fazem avaliações positivas sobre a experiência de compra ou marcam a loja virtual nos conteúdos que divulgam. Esses exemplos são os ideais para os comércios eletrônicos, afinal, há felicidade maior para um empreendedor do que ouvir seu público falando bem dos produtos que oferece?

Existem alguns modos de a página do comércio eletrônico aproveitar o conteúdo espontâneo gerado pelo público nas redes sociais. A vantagem de fazer isso é mostrar para os seguidores que os clientes estão satisfeitos com as suas escolhas, o que, indiretamente encoraja outras pessoas a também comprar. Vale lembrar que uma marca ativa é fundamental para que os usuários que a acompanham confiem na qualidade do serviço, e que a palavra dos compradores serve principalmente para validar o próprio discurso da marca.

Veja aqui algumas dicas para usar o conteúdo do cliente de maneira correta:

O conteúdo é do cliente, não seu

Sempre é bom recordar que, por mais que o cliente publique a foto do seu produto e marque o seu e-commerce, o conteúdo gerado pertence a ele. Por isso, antes de publicar nas suas redes, o ideal é pedir autorização, o que não o isenta de dar os créditos. Mesmo que se trate de uma rede social, as fotografias têm direitos autorais e isso deve ser respeitado. Quando publicar a imagem, cuide para que o autor seja mencionado de forma que receba a notificação. Ou seja, não coloque somente o nome dele na legenda, mas marque o perfil usando o @. Dessa forma, ele será notificado e os demais usuários poderão acessar o perfil dele e conhecê-lo.

Os comentários são boas maneiras de fortalecer o vínculo com clientes

Quando um cliente menciona seu comércio eletrônico em uma foto no Facebook ou em um vídeo no Instagram, a melhor maneira de mostrar que você está acompanhando é comentar na publicação. Pode ser um emoji simpático ou uma frase como “obrigada por compartilhar”. Marcas que não fazem esta ponte com os seus clientes mostram-se distantes e pouco simpáticas. Cativar os consumidores nas redes sociais faz com que eles se sintam motivados a fazer novas compras e também se sintam entusiasmados para seguir postando nas redes sociais.

Use aplicativos para repostar uma foto no Instagram

Quando são marcadas em alguma fotografia no Instagram, muitas marcas fazem o famoso print screen, ou seja, capturam a tela com a imagem publicada e a usam para divulgar nas suas redes. No entanto, esse jeito não é o adequado para utilizar o conteúdo dos clientes, porque dá a entender que a foto é de autoria da marca. Existem aplicativos que fazem repost, que nada mais é do que publicar na rede social do e-commerce a imagem direto do perfil onde foi divulgada originalmente. Assim, o conteúdo traz consigo o crédito de quem o publicou e a legenda utilizada. Esse jeito é mais transparente de agir nas redes e é o recomendado para o seu negócio.

Quer ideias para tornar os seus produtos atrativos para serem divulgados nas redes sociais? Lembre-se que o primeiro contato físico que o cliente tem com o comércio eletrônico é quando recebe a encomenda no seu endereço. Se a embalagem tiver alguma mensagem positiva, já funcionará como motivação para que o destinatário a fotografe. Por exemplo, se for uma caixa de papelão reaproveitada, é interessante ter um bilhete contando sobre este propósito. Outra personalização que incentiva os clientes a fotografarem são carimbos com frases como “feito com amor” ou “frágil, cuide com carinho”.

Dentro da embalagem, junto ao produto, você pode incluir um bilhete agradecendo pela compra e desejando um bom uso do artigo. Se for um cliente que faz compras com frequência, também é interessante reconhecer isso, agradecendo pela fidelidade ou pela confiança. Isso torna a experiência muito mais pessoal e faz com que o consumidor queira compartilhar com as demais pessoas do seu círculo social. Para suscitar esta ação, é válido incluir alguma hashtag no final do cartão, que servirá para fazer a conexão mental entre o consumidor e as redes sociais. É bem importante que você monitore esta hashtag, pois provavelmente os clientes a usarão na legenda das fotografias publicadas.

Outra sugestão que também pode gerar vontade de compartilhar os artigos recebidos é a famosa surpresa na hora de abrir a caixa. Quando um consumidor compra um determinado produto e recebe um pequeno brinde ou um código de desconto, sente-se importante para a marca e motivado a demonstrar isso para as suas conexões. Por isso, tirará alguma foto da caixa de papelão aberta com os produtos ao lado ou até mesmo uma selfie segurando o brinde ou o código de desconto que recebeu.

Sempre é bom lembrar que todas estas ações variam de acordo com segmento e com o público-alvo da sua marca. Dependendo do perfil dos clientes, as personalizações podem ser mais sérias ou mais ousadas. Para saber o caminho a tomar, é necessário ter conhecimento suficiente sobre as diretrizes da marca e as necessidades dos consumidores. Se você tiver dúvida sobre como começar, poderá fazer testes variados em alguns envios e observar a repercussão na satisfação dos clientes e na divulgação das encomendas nas redes sociais.

Aproveite estas dicas para estreitar os laços com os seus consumidores e aumentar a visibilidade e as vendas do seu comércio eletrônico. Se você se interessa pelo tema, leia aqui sobre maneiras de passar confiança sobre o seu produto.

DEIXE UMA RESPOSTA